segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Espinha Bífida

O que é a Espinha Bífida
A Espinha Bífida trata-se de um defeito congénito da medula espinal em que ocorre uma mal formação durante a concepção do tubo neural (que se forma aproximadamente 28 dias após a concepção). Assim, uma ou mais vértebras da coluna vertebral não serão correctamente encerradas, permanecem com uma fenda. Existem três tipos de espinha bífida, espinha bífida oculta, espinha bífida meningocelo e espinha bífida mielomeningocelo, cada um com características diferentes e consequentes gravidades
Espinha bifida oculta
Trata-se da forma menos grave sendo até a comum. Existe apenas uma pequena fenda nas vértebras, mantendo-se intactos todos os nervos e medula, não existem por isso consequências a qualquer nível para a pessoal que apresente este tipo de espinha bífida. Muitas pessoas passam a sua vida sem nunca tere conhecimento deste facto, ou descobrem-no por mero acaso, por exemplo, ao fazer um Raio-X devido a um problema que nada tem a ver este.
Espinha Bífida Meningocelo
Esta é a forma menos comum, tendo como sinal visível um cisto que forma uma protuberância na zona da coluna lombar coberta por uma fina camada de pele. Este cisto contém meninges e também fluido espinal mas os nervos não são afectados. Esta protuberância pode ser retirada cirurgicamente.
Espinha bífida Mielomeningocelo
Esta forma é a mais comum e a mais grave das três. Aqui o cisto não contém apenas meninges e fluido espinal mas também raízes nervosas da medula espinhal e às vezes até a própria medula. Como consequencia haverá paralisia e perda de sensibilidade abaixo da região danaficada. Frequentemente estas criança apresentam um mal posicionamento dos pés, um comprometimento do esfíncter anal e do mecanismo de contenção da urina.

Sem comentários: