sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Tendinite

A tendinite é a inflamação de um tendão. Os tendões são cordões fibrosos, formados por tecido conjuntivo, que ligam os músculos aos ossos, onde se fixam. São responsáveis pelos movimentos das articulações do nosso corpo, como o abrir e fechar a mão.
Alguns tendões têm na parte exterior uma membrana (bainha sinovial) que também pode inflamar juntamente com o tendão, originando a tenosinovite.
Existem outras doenças que podem afectar a bainha do tendão, como a artrite reumatóide, causando tenosinovite.

Origem
A inflamação surge geralmente devido à repetição do mesmo movimento, durante muito tempo. Não é uma doença tipicamente profissional, mas as pessoas mais afectadas são os funcionários das linhas de montagem, ao terem a mesma tarefa durante a sua carreira. Os tendões mais afectados são os das mãos e braços.
Inicialmente a dor pode passar despercebida e aliviar com o descanso, mas com a manutenção do movimento a dor aumenta. Passado uns anos a dor não passa com o repouso, podendo incomodar durante a noite.
Devido a ser de difícil tratamento, a melhor solução passa pela prevenção, através de vários períodos de intervalo e alteração dos movimentos realizados.

Pessoas atingidas
A maioria aparece a partir dos 50 anos, porque com a idade os tendões lesionam-se com mais facilidade. Nos jovens que fazem tarefas repetitivas ou esforços físicos intensos, pode surgir mais cedo.

Sinais e sintomas

As dores são muito fortes com o passar do tempo, podendo levar a pessoa a se reformar por incapacidade física.
Inicialmente pode surgir dormência nos dedos, mãos frias e dificuldade em executar tarefas simples.

Tratamento
O tratamento alivia os sintomas. O médico pode indicar a imobilização do membro, repouso e aplicação de compressas quentes ou frias, conforme a situação e fisioterapia.
Também pode prescrever medicação para reduzir a dor e a inflamação. O médico pode injectar a medicação no local da inflamação.
Dependendo da tendinite, o médico pode considerar a cirurgia extraindo as zonas com inflamação.

Sem comentários: