segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Osteoporose

Osteoporose significa ossos porosos
À medida que a idade avança, os ossos começam a perder a massa óssea e tornam-se menos densos, o cálcio não é reposto da mesma forma que é removido, deixando-os mais finos, quebradiços e propensos a possiveis lesões.Celularmente predomina a actividade osteoclástica sobre a osteoblástica.A osteoporose afecta as mulheres cerca de cinco vezes mais que os homens, por várias razões, a densidade óssea é mais baixa, as mulheres magras com os ossos pequenos são mais propensas á osteoporose que as outras, as que sofrem de anorexia nervosa podem também produzir menos estrogénios, ficando com o maior risco de virem a sofrer da doença e o mesmo se passa com os homens com niveis particularmente baixos de testosterona.Também a artrite reumatóide (AR) e outros problemas articulares estão associados a um risco acrescido de osteoporose, além da AR puderemos incluir a diabetes tipo I, o hipertiroidismo e a doença crónica do figado.
Como Prevenir a Osteoporose
Todos nos lembramos em pequenos, os nossos pais dizerem que tinhamos de beber leite para fortalecer os ossos, e sabemos, para a formação óssea necessita de cálcio do leite, mas não precisamos de beber litros e litros para os proteger. Actualmente há quem afirme que não é necessário beber leite para repôr a DDR de cálcio na alimentação quotidiana.O iorgute, feijão, brócolos, sumo de laranja, verdura de nabos, couve-chinesa, sementes e frutos secos, tudo isso são fontes de cálcio. O cálcio alimentar é a melhor opção.Além do cálcio , os ossos também necessitam de vitaminas e minerais. As vitaminas D, C e K e vários minerais são nutrientes essenciais para a saúde dos ossos.A vitamina mais importante é a D que se encontra nos peixes gordos, como por exemplo, no salmão.A vitamina D aumenta a absorção de cálcio nos intestinos.A vitamina C, abundante na fruta e nos vegetais, ajuda a formar cologénio, uma proteina resistente e fibrosa onde os minerais se acumulam e são os que transformam em ossos.A vitamina K está presente em vegetais de folha verde onde vai contribuir para a produção de osteocalcina – proteína ossea.Os minerais para fortalecer os ossos são magnésio, zinco, manganês, cobre e boro:Magnésio encontra-se nos cereais integrais, germe de trigo e vegetais de folha verde-escura. Estimula a produção de calcitonina.Zinco também presente nos cereais integrais, leite, carne de vaca magra e marisco. Estimula a capacidade de os ossso produzirem mais massa ossea.Manganês existe nos frutos secos, fruta e vegetais de folha verde, ajuda na formação de cartilagem.Cobre encontra-se nas ostras, cogumelos, sementes de sésamo e castanhas de cajú.Boro obtém-se através da fruta e dos vegetais.
Cuidados Alimentares
O combate da osteoporose passa também pela “boca”, ou seja, por uma qualidade nutricional boa.Devemos ter cuidado com a quantidade de proteinas ingeridas .As proteinas, sobretudo a proteina de origem animal, quando ingerida no organismo, decompõem-se e produzem ácido sulfurico, que tem de ser misturado com cálcio antes de ser expelido através da urina e quando consumida em excesso obriga os ossos a libertarem cálcio ficando estes descalcificados.O sal também consumido em excesso leva o organismo a eliminar grandes quantidades de cálcio, não consumir alimentos salgados – aperitivos, fritos, sopas enlatadas, hamburgueres pré- cozinhados e muitos outros alimentos já preparados.Devemos evitar bebidas gaseificadas com poucas calorias, contém cafeína e fósforo, podemos trocar por uma chavena de chá de ervas aromáticas, cavalinha, por exemplo.Como referido anteriormente a vitamina D é importante para deter a perda de massa óssea. Para obter uma quantidade tão elevada de vitamina D é necessário tomar suplementos que, muitas vezes consumidos em excesso, podem trazer efeitos secundários nocivos. Há uma forma simples de obter esta vitamina. Basta uma exposição ao sol durante 15 minutos, sem protector solar, e assim se obterá a dose diária de vitamina D. Após este periodo deve aplicar-se o protector solar para evitar lesões na pele.O consumo de cereais integrais, como arroz integral, pão e massa integral ajuda-nos a ter a dose recomendável de cálcio, zinco e magnésio, por isso prefira sanduiches de pão integral e cereais de pequeno-almoço ricos em fibras.A soja, é um dos melhores alimentos no que diz respeito á saúde geral, como tofu e leite de soja.A soja é rica em isoflavonas, restaura a massa óssea.As isoflavonas substâncias presentes na soja que exercem no organismo efeitos semelhantes aos do estrogénio que podem ajudar a proteger os ossos.
Como Manter a Massa Óssea
Os ossos adaptam-se ao esforço fisico, tornando-se mais densos e mais fortes. O exercicio ajuda também a aumentar a massa muscular que protege os ossos, e melhora o equilibrio, o que reduz o risco de quedas.Os melhores exercicios para fortalecer os ossos são, exercicios musculares com sustentação de peso e carga. A marcha, por exemplo, é um dos melhores exercicícios com sustentação de peso e de impacto.A ginástica de força é importante não só para evitar a osteoporose, mas também para quem já sofra da doença.O médico pode aconselhar qualquer tipo de exercício adequado a cada caso, a marcha, a ginástica de força moderada ou o ioga, são certamente exercícios apropriados para as zonas mais vulneráveis a fracturas, quando existe a osteoporose, tais como, os punhos, as ancas e a coluna.
Aqui vão alguns exercicios úteis:

Para as Ancas
Deite-se no chão de lado, com as ancas e os joelhos em ângulo recto. Pouse a cabeça no braço, que está em baixo e apoie a outra mão no colchão.Eleve lentamente a perna que está em cima cerca de 10cm. Mantenha a posição por uns momentos e depois baixe a perna devegar. Vire-se sobre o outro lado e repita o exercicio com a outra perna.Para maior resistência, coloque um pequeno peso sobre a coxa ou faça as elevações com a perna esticada.
Para a Coluna Vertebral:
Este exercício também pode ser feita na camaNo chão, deite-se de barriga para baixo com as pernas juntas. Ponha as mãos no chão com as palmas para baixo e apoie a testa sobre as mãos.Erga lentamente a cabeça e os ombros do chão. Matenha a posição por momentos. Depois, devagar, volte á posição inicial.
Para os Punhos:
Sente-se na beira de uma cadeira com os pés afastados à largura das ancas e os joelhos na perpendicular dos tornozelos, seguro num peso (0,5/1K) com uma mão e pouse o antebraço na coxa. Apoie o antebraço com a outra mão.Devagar, dobre para cima a mão que tem o peso e mantenha a posição por uns momentos. Depois, lentamente dobre o punho para baixo até onde conseguir. Mantenha a posição durante 20s e volte á posição inicial.Repita o exercicio com a palma da mão virada para baixo. Faça o mesmo exercicio com o outro braço.
Além dos exercicios anteriores,podem praticar o TAI-CHI, melhora o equilibrio, reduz de forma significativa o risco de quedas.
Se gostar de Hidroginástica, é um exercicio dentro de àgua, em que não há sustentação de peso nem impacto e pode ajudar a conservar a massa óssea.
A massagem nestes pacientes pode oferecer muitissimo alivio sintomático, apesar de não poder reverter a degeneração do tecido osseo, aplicando uma massagem suave e relaxante tomando em consideração a condição muscular do paciente com osteoporose.O massoterapeuta quando consegue que o paciente fique sem dor por algumas horas, é um pequeno milagre!A massagem é contra-indicada quando existem fracturas agudas.
A reflexologia é outra terapia para o tratamento que pode ser aplicado quando o massoterapeuta encontre o paciente com dores e não permite o toque.A reflexologia ajuda no alivio da dor e provoca relaxamento total.Note-se que o movimento facilita a fixação de cálcio, sendo, pelo contrário, o imobilismo favorecedor de depleção de cálcio ósseo. Se utilizarmos, em doentes idosos, a sequência: Um banho de Sol; Uma massagem; Mobilização passiva dos membros inferiores em primeiro lugar e depois dos superiores, observar-se-ão melhoras globais na redução da evolução da osteoporose e até alguma melhoria na espessura da trabécula óssea e da própria lâmina óssea. Claro que a uma boa alimentação quali-quantitativa deverá estar presente e bem balanceada em nutrientes, como atrás se referiu.

Sem comentários: